abril 17, 2008

A máquina do mundo

(texto escrito como exercício de crônica para a aula de redação 7)


Perdi mais quinze músicas: fiquei cinqüenta e dois minutos ouvindo crystal castles e fugazi com o audioscrobbler DESLIGADO e nada foi para o meu perfil no last.fm ou sequer ficou guardado em cache: all lost em alguma ilha sem conexões entre meu computador e a internet. Liguei o plug-in desesperado e comecei a ouvir tudo de novo, over and over and over, para ter certeza de que aquelas músicas existiriam no meu futuro. Mas poderia estar ouvindo outra coisa, se não fosse.

O americano Anthony Volodkin que uma vez escreveu: se eu escutei uma música e não deu scrooble, eu realmente a ouvi?. Sou adepto da teoria que não deu scrobble, não exisitiu. Anthony também deve ser, tanto que criou um plug-in de scrobbler para seu site, o hype machine - que é um agregador de blogs atualizado vertiginosamente com mp3s, organizando um fluxo disperso. Super-appeal de coisas über-novas e mesmo assim dava dó passar muito tempo lá. Mas agora que dá para fazer o bendito scrobble, ninguém mais precisa perder pedaços da vida.

O que rola perder por lá, se bobear, é informação. Um cochilo mínimo e você deixa de ouvir AGORA duas músicas que dali a quatro horas vão ser a GRANDE BADALAÇÃO do momento. Mas na real também não passou, por que ainda está lá para ser encontrado, néam? O hype machine abole a noção de tempo que permaneceu do milênio passado: o presente, no site, é o futuro chegando a cada segundo, se devorando em passado.

É como diz uma amiga: a mensagem do mundo é: NÃO DURMA.

And keep listening.

abril 15, 2008


love

wish i could be a very very tinny label
right in the middle of your tag cloud
among
scooters and vacations and falls
deeply hidden from everyo
ne

hate

queria ser uma etiqueta mínima

na sua nuvem de tags / uma etiqueta
bem bem pequenininha entre outonos férias
e patinetes

luuuv

wish i could be a proud tag
be gigantic in your cloud
well, fuck
small the scooters small the weekends small
the falls

hte

queria ser uma tag mag-
nânima
se fazendo ordem mas construída anônima
queria ser patinetes ser outonos
ser fins de semana